AGRIS

Data provider:

Icon data provider

The Federal University of Campina Grande is a counterpart institution for higher education in Brazil, consisting of 11 campuses distributed in 11 different cities in the State of Paraíba. Its undergraduate and postgraduate courses cover the various specificities of human, natural and health areas.

Activo (El proveedor de datos envió metadatos en el último año natural)
Journal Article

Artículo de revista

Indicadores microbiológicos de qualidade do solo em recuperação de um sistema agroflorestal  [2018]

Bueno, Paulo Agenor Alves; Oliveira, Vitória Maria Teodoro de; Gualdi, Bruna Lopes; Silveira, Pedro Henrique Nascimento; et al.

Ver texto completo

A verificação da qualidade do solo é um instrumento importante para monitorar a sua degradação, e planejar a implantação de práticas sustentáveis de manejo. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do solo em três áreas com sistema agroflorestal localizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE RURAL) de Campo Mourão, Paraná. As três áreas apresentam estágios distintos: uma inicial, com características de atividade de degradação do solo (Área 1); uma intermediária, onde foi implantado o sistema agroflorestal há um ano (Área 2); e uma avançada, apresentando formação florestal mais madura e perene (Área 3). Foram utilizados três grupos funcionais de microrganismos em cada uma das áreas, sendo eles: fungos totais, bactérias aeróbias e bactérias produtoras de celulase. Todos os microrganismos foram quantificados por Unidades Formadoras de Colônia por grama (UFC/g) de solo diluído. A Área 1 exibiu menor abundância de microrganismos totais, na ordem de 105 UFC; Área 2 apresentou composição intermediária de fungos totais, bactérias aeróbias e bactérias produtoras de celulase, com UFC em torno de 107 para os três grupos funcionais; Área 3 apresentou maior quantidade dos microrganismos em estudo, com maior quantidade de fungos (108), bactérias aeróbias (1010) e bactérias produtoras de celulase (1011). Quando comparadas as áreas dentro de cada grupo funcional, destacou-se a menor quantidade de bactérias aeróbias na Área 1 (107), assim como
maior quantidade de bactérias produtoras de celulase na Área 3 (1011). Esses resultados mostram que as áreas têm qualidades distintas em relação a micro-organismos. A Área 1 com menos micro-organismos, a Área 2 com quantidades intermediárias e a Área 3 com mais colônias formadas conforme o esperado devido ao tempo de implantação do sistema agroflorestal em cada área.
Publicación
Acta Brasiliensis
ISSN : 2526-4338

Información bibliográfica

Tipo:
Other
En AGRIS desde:
2018
Volumen:
2
Edición:
2
Alcance:
40-44
Todos los títulos:
"Indicadores microbiológicos de qualidade do solo em recuperação de um sistema agroflorestal"@esp
Loading...

Información bibliográfica

Tipo:
Other
En AGRIS desde:
2018
Volumen:
2
Edición:
2
Alcance:
40-44
Todos los títulos:
"Indicadores microbiológicos de qualidade do solo em recuperação de um sistema agroflorestal"@esp